Notícias - 6.1.2018
RoboCupJunior
ITSector Patrocina equipa de Espinho

Foi com orgulho que a ITSector patrocinou a equipa portuguesa Robotic Builders no Campeonato RoboCupJunior (EURCJ). Os adolescentes de Espinho venceram a competição nacional e passaram à fase seguinte em Montesilvano, Itália.

O RoboCupJunior visa promover a robótica e a inteligência artificial nas gerações mais jovens, particularmente no ensino básico e secundário com a organização de competições dirigidas a alunos até aos 19 anos. Existem três ligas diferentes na competição RoboCupJunior: Soccer, OnStage e Rescue. Cada uma tem um objetivo específico, mas, em geral, o objetivo é que o robô supere uma sequência de obstáculos.

Este ano há uma nova competição, o Campeonato RoboCupJunior (EURCJ), que é um evento europeu onde as equipas de todos os países participantes competem pelo título. Este ano, a competição contou com 155 equipas de 16 países diferentes. Portugal contou com 11 equipas participantes.

Depois da fase de grupos e das meias finais, a equipa Robotic Builders disputou o terceiro e quarto lugar do EURCJ com outra equipa Portuguesa da Escola Secundária de Barcelinhos e venceu. O mentor da equipa, Professor Adjunto do Instituto Superior de Engenharia do Porto, Manuel Silva, indicou que “a participação da equipa no EURCJ só foi possível graças ao apoio das empresas e instituições.”

Neste sentido, a ITSector continuará a promover este tipo de iniciativas, de forma a fomentar o interesse dos jovens pelas áreas da tecnologia e inovação.